sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Pouquinho de Gramática 2





MUITO OBRIGADOS / OBRIGADAS?
Estudos Gramaticais
O homem deve agradecer dizendo "obrigado", e a mulher, "obrigada". Isto porque "obrigado/a" varia de acordo com o sexo da pessoa que agradece e não de acordo com a pessoa a quem dirigimos o agradecimento. Se o agradecimento partir de vários homens ou de várias mulheres, usamos o plural:
   Ficamos-lhe obrigados / obrigadas por tanta gentileza.
   Vamos bem obrigados / obrigadas.
O plural de obrigado/a (registrado, inclusive, no Houaiss) segue a norma de qualquer substantivo terminado em [o/a]: obrigados / as.
Apesar do uso correto de obrigado/a no plural, seu uso fica, realmente, estranho porque raramente empregamos "obrigados/as". Para sair dessa estranheza, a solução é empregarmos outras fórmulas, por exemplo:
   Ficamos-lhe gratos / gratas por tanta gentileza.
   Ficamos-lhe agradecidos / agradecidas por tanta gentileza.
   Estamos reconhecidos / reconhecidas por tanta gentileza.
Outra maneira de evitarmos "obrigados/as" é substantivar o adjetivo, neste caso, "obrigado" fica apenas no masculino e no singular (homem e mulher, homens ou mulheres): o meu muito obrigado, o nosso muito obrigado.
   O nosso muito obrigado por tanta gentileza.
   A todos, o nosso muito obrigado.
   O meu muito obrigado, a todos. ®Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido por mim.
Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que faço é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.
Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, me comunique pelo e-mail bethresendesilva@gmail.com, para que eu possa colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.