quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra - Dia 20 de novembro


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!
O dia 20 de novembro, por meio da lei 10.639/2003, é o dia nacional da Consciência Negra.
A escolha desta data é uma referência ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morto nesta data no ano de 1695.

MOMENTO IMPORTANTE DE REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E DO POVO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA CULTURA NACIONAL. OS DESCENDENTES DOS POVOS NEGROS AFRICANOS COLABORARAM MUITO COM A HISTÓRIA DO PAÍS EM DIVERSOS ASPECTOS.
" A
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, DE FORMA OFICIAL ,SÓ VEIO em 1888. PORÉM OS NEGROS SEMPRE RESISTIRAM E LUTARAM CONTRA A OPRESSÃO E AS INJUSTIÇAS ADVINDAS DA ESCRAVIDÃO "
A ESCOLHA DESTA DATA É UMA REFERÊNCIA AO LÍDER DO QUILOMBO DOS PALMARES, ZUMBÍ, MORTO NESTA DATA NO ANO DE 1695. " A HOMENAGEM A ZUMBI FOI MAIS DO QUE JUSTA, POIS ESTE PERSONAGEM HISTÓRICO REPRESENTOU A LUTA DO NEGRO CONTRA A ESCRAVIDÃO NO PERÍODO DO BRASIL COLONIAL."
...
ELE FOI MORTO DEFENDENDO SEU POVO E SUA COMUNIDADE.
EM 1996 RECEBEU O TÍTULO DE HERÓI NACIONAL, E SEU NOME ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DO AÇO, NO PANTEÃO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA, NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, EM BRASÍLIA (D.F).

PADRE JURANDYR AZEVEDO DE ARAÚJO.
( Coordenador Nacional da Pastoral Afro-Brasileira )


Dia da Bandeira do Brasil - 19 de novembro

Bandeira do Brasil 

bandeira do Brasil


História
                A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Normas 
                Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.
                A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

Dia da Bandeira 
                O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.

Bandeiras presidencial e vice-presidencial
                Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

  

 

Bandeira Presidencial       

 

 

Bandeira Vice-Presidencial




Curiosidade: 
ù        As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
ù        A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.